Verificado: Os governos da Rússia e da Nigéria negam que estudantes nigerianos na Rússia sejam forçados a lutar na Ucrânia para obterem a renovação dos seus vistos

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Já se passaram mais de dois anos desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia. Mas os governos nigeriano e russo negam que os estudantes nigerianos na Rússia estejam a ser forçados a lutar na guerra pelos vistos.

Cidadãos estrangeiros, incluindo estudantes nigerianos, ficaram retidos quando a guerra eclodiu devido ao encerramento do espaço aéreo ucraniano. 

Apesar da guerra, alguns estudantes nigerianos optaram por regressar à Ucrânia para completar os seus estudos, alegando vários motivos.

Várias publicações no Facebook na Nigéria afirmam que o governo russo está a forçar os estudantes nigerianos a lutar na guerra contra a Ucrânia para renovarem os seus vistos.

Parte de uma postagem, datada de 11 de junho de 2024, diz : “Relatório: Rússia enviando estudantes nigerianos e outros estudantes africanos para a guerra em troca de renovação de visto”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦