Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: A foto de um manifestante atingindo uma bomba de gás lacrimogêneo com uma raquete de tênis não é do Quênia. Foi tirada numa manifestação em Nantes, França, em 2016.
Em resposta, o governo retirou alguns dos impostos propostos, mas os manifestantes apelam à retirada total da Lei Financeira de 2024 .
Grupos de jovens quenianos saíram às ruas em manifestações no dia 18 de Junho . A polícia queniana disparou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Eles foram criticados por terem como alvo manifestantes pacíficos.
Neste contexto, uma fotografia de uma pessoa vestida de preto que se prepara para rebater uma bomba de gás lacrimogéneo com uma raquete de ténis foi partilhada no Twitter e no Facebook com a alegação de que mostra um manifestante no Quénia durante o protesto de 18 de Junho.
“Este tipo no Quénia está a jogar ténis com bombas de gás lacrimogéneo atiradas contra ele por agentes da polícia nos actuais protestos em curso no Quénia, em Nairobi”, lê-se na publicação que acompanha a fotografia…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦