Falso: As alegações de que os países europeus estão a ‘abandonar’ as energias renováveis ​​não fazem sentido

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – Os debates energéticos australianos suscitaram novas alegações de que cinco países europeus reduziram os preços da electricidade em três quartos, abandonando as energias renováveis ​​pela energia nuclear.

Isto é falso. Suécia, França, Finlândia, Reino Unido e Alemanha aumentaram a sua produção e consumo de energia renovável e planeiam expandir a produção de energia eólica, solar e hidroeléctrica.

A alegação tem origem num post X , onde se lê: “Suécia, França, Finlândia, Reino Unido e Alemanha reduziram os seus preços de electricidade em 75% ao abandonarem as energias renováveis ​​e mudarem para a energia nuclear”.

Postagens no Facebook , muitas mencionando o Ministro da Energia australiano, Chris Bowen, referindo-se à perspectiva da energia nuclear como uma “piada” , repetem a afirmação.

A França , a Suécia e o Reino Unido estão a explorar planos para novos projetos de energia nuclear, e a Finlândia colocou em funcionamento uma nova central nuclear no ano passado.

Mas os dados mais recentes da Agência Internacional de Energia (AIE) mostram que nenhuma das cinco nações abandonou as energias renováveis…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺