Verificado: Desinformação sobre gripe aviária se espalhando mais rápido que o vírus

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Os utilizadores das redes sociais estão a exagerar nas afirmações sobre os impactos dos surtos de gripe aviária na Austrália e no estrangeiro, dizem os especialistas.

Seis granjas avícolas de Victoria detectaram casos de gripe aviária, gerando temores de escassez de ovos e abates em massa de aves.

A propagação do vírus a nível mundial alimentou teorias de conspiração online e desinformação sobre os riscos para o abastecimento de alimentos e os confinamentos ao estilo da COVID.

AAP FactCheck encontrou dezenas de alegações bizarras no Facebook, TikTok e X sobre a gripe aviária sendo deliberadamente injetada em animais para destruir suprimentos de alimentos.

Outros utilizadores das redes sociais prevêem que a Organização Mundial de Saúde utilizará de alguma forma o surto como pretexto para declarar a lei marcial ou cancelar eleições nacionais.

Cientistas e especialistas da indústria rejeitaram essas alegações, dizendo que o risco para a saúde humana na Austrália continua baixo e que a escassez de ovos é improvável…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺