Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu o abuso sexual de crianças e a gravidez infantil em discursos no passado. As peças de desinformação recortam uma fala para suprimir o trecho em que o político deixa claro discordar dessas práticas que, segundo ele, seriam tradição entre imigrantes no Brasil. No mesmo vídeo, foi incluída uma declaração verdadeira do ex-presidente sobre uma interação com adolescentes venezuelanas em uma comunidade de Brasília.
Publicações com o vídeo fora de contexto enganoso acumulavam 1.100 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Posts nas redes enganam ao compartilhar um vídeo com duas declarações de Bolsonaro — uma fora de contexto e uma verdadeira — para alegar que o ex-presidente defende o abuso sexual de menores e a gravidez de crianças e adolescentes.
O primeiro vídeo exibe um discurso de agosto de 2017, época em que Bolsonaro atuava como deputado federal pelo Rio de Janeiro. No registro original, publicado no canal do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) no YouTube, o parlamentar critica a política de imigração que, segundo ele, permitiria que estrangeiros namorassem e engravidassem crianças de dez anos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos