Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
Questionado no France 2, terça-feira, 18 de junho, o presidente do Rally Nacional fez um discurso enganoso sobre vários assuntos.
Reduzir a conta de energia, rever a reforma das pensões, reduzir os direitos dos estrangeiros ilegais… Jordan Bardella desenvolveu as prioridades do seu programa para as eleições legislativas de 30 de junho e 7 de julho durante uma entrevista na France 2 , terça-feira, 18 de junho. Questionado sobre certas ambiguidades no seu discurso, o líder do Rally Nacional (RN) desenvolveu vários argumentos questionáveis.
O que ele disse
Durante a entrevista, Jordan Bardella disse que a redução das contas de energia seria a sua “prioridade” caso vencesse as eleições legislativas. Questionado sobre a viabilidade de tal medida, em relação às regras europeias, o eurodeputado afirmou que seria possível reduzir “imediatamente” as faturas em “30%” utilizando duas alavancas:
POR QUE É MAIS COMPLICADO
Uma directiva europeia , revista em 2022, estabelece um quadro europeu para a fixação de taxas de IVA e permite a aplicação de taxas reduzidas ao gás e à electricidade. A proposta de Jordan Bardella é, portanto, aplicável a estas duas energias. Mas este não é o caso da gasolina e do gasóleo: os países europeus concordaram em proibir as reduções do IVA sobre os combustíveis, a fim de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Esta medida violaria, portanto, a directiva e exporia a França a litígios europeus (e, portanto, a sanções), que o presidente do RN ignora…
Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷