Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Um vídeo enviado pelo usuário @3lCondor no TikTok, com o texto “ Nayib Bukele humilha o presidente equatoriano ”, mostra imagens da posse presidencial em 1º de junho em El Salvador, com um áudio em que o presidente, Nayib Bukele, aparentemente, menciona Javier Milei, seu homólogo argentino, e repreende Daniel Noboa, do Equador, por “ fazer o contrário do que deveria ser feito ”.
Supostamente, o chefe de Estado centro-americano culpa o equatoriano por pertencer à “ direita neoliberal ”, aumentando os impostos e transformando o seu país em “ um dos países mais perigosos do mundo ”.
O vídeo , publicado no dia 3 de junho, conta atualmente com 6,2 milhões de visualizações e 224 mil curtidas, além de circular em outras plataformas. No Instagram, a notícia foi divulgada pela conta platanalnewz, que tem mais de 14 mil seguidores e em sua descrição afirma que seu conteúdo inclui “ notícias com sarcasmo político ”. Lá, a filmagem acumulou 443 curtidas.
No entanto, ao comparar a transcrição da filmagem com o discurso real de Bukele em sua segunda posse presidencial, descobrimos que o conteúdo viral é falso. As palavras do presidente de El Salvador centraram-se nas conquistas do seu primeiro governo e nos seus planos para o novo, agradecendo a todos os que o apoiaram e sem mencionar o Equador ou o seu presidente.
Em seu discurso real , o presidente destacou o apoio massivo que seu governo recebeu e enfatizou os progressos alcançados na luta contra as gangues. A sua retórica girava em torno da unidade nacional e da defesa de políticas que, segundo ele, melhoraram a segurança no país; o que contrasta com a instalação de uma ditadura por ele liderada através da violação da Constituição para ser reeleito em eleições contestadas, do controle que conquistou sobre todos os poderes do Estado com manobras e pressões – inclusive militares – para impor figuras semelhantes e violações massivas dos direitos humanos sob o seu governo…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴