Falso: Joel Osteen deixando seu ministério depois que os organizadores do evento o expulsaram do tributo a Toby Keith?

Apurado pelo site Snopes

Em 12 de junho de 2024, Snopes investigou um boato alegando que Joel Osteen – o líder da mega-igreja Lakewood Church de Houston, Texas – estava deixando seu ministério depois que os organizadores do evento o expulsaram de uma homenagem ao falecido astro da música country Toby Keith.

O boato teve origem em pelo menos um anúncio pago exibido nas plataformas de mídia social da Meta, Facebook, Instagram e Messenger. A manchete do anúncio dizia: “América se despede de Joel Osteen depois que o anúncio foi tornado público”. A legenda do anúncio também dizia: “Deus tinha outros planos para um dos oradores mais influentes do nosso tempo”.

No entanto, esse boato sobre Osteen deixando seu ministério e os organizadores do evento o expulsando de uma homenagem a Keith era falso. Não foi nada mais do que o capítulo mais recente de uma fraude de longa data envolvendo pessoas famosas, promessas semelhantes a óleo de cobra e gomas de CBD.

O anúncio falso apresentava um link para um artigo no site fraudulento labrea.cfd. Os golpistas criaram a história para se parecer com o design e o layout do site da Fox News, FoxNews.com, para enganar possíveis vítimas e fazê-las cair no golpe.

A manchete do artigo falso e fraudulento em labrea.cfd dizia: “Joel Osteen expulso do evento de homenagem a Toby Keith: His Reason Why On Air.” A história mencionou erroneamente o analista político chefe da Fox News, Brit Hume, como seu autor, e começou da seguinte forma:

O autor deste artigo fraudulento não publicou nada além de mentiras. Osteen nunca endossou gomas de CBD. Não encontramos nenhuma informação confiável sobre um produto chamado Bloom CBD Gummies. Além disso, a menção do artigo ao “Sr. Dobson” indicava que existiam outros golpes online, nomeando o fundador do Focus on the Family, James Dobson. Também encontramos vestígios de um golpe semelhante para o falecido Dr. Charles Stanley, também pastor cristão…

Veja a apuração completa no site Snopes