Falso: Para culpar PT, posts distorcem vídeo sobre desconto indevido na aposentadoria do INSS

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que uma fraude que envolve o desconto indevido na aposentadoria de beneficiários do INSS seja um “golpe” aplicado pelo PT para roubar dinheiro da população. A afirmação enganosa foi inserida como legenda em um vídeo que ensina o beneficiário a cancelar o pagamento não autorizado. O desvio, que já ocorre há anos, é realizado por associações e sindicatos e não tem relação com o INSS ou com o governo federal.

O vídeo com a legenda enganosa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (5). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

São enganosas as publicações que classificam como um “golpe do PT” a fraude que realiza cobranças indevidas na aposentadoria de beneficiários do INSS. A afirmação é falsa por diversos motivos:

No vídeo que tem sido divulgado nas redes, uma mulher explica que alguns aposentados têm registrado reclamações sobre cobranças indevidas feitas em suas folhas de pagamento. Trata-se de descontos mensais feitos por entidades conveniadas com o INSS, como associações e sindicatos, sem a anuência do beneficiário…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos