Zelenska gastou 40 mil euros às compras em Paris?

Várias publicações nas redes sociais dão conta de que a primeira-dama ucraniana, aquando da sua visita oficial a Paris em meados de dezembro, gastou 40 mil euros em compras. Será verdade?

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Olena Zelenska foi às compras em Paris e gastou 40 mil euros?

Várias publicações nas redes sociais dão conta de que a primeira-dama ucraniana, aquando da sua visita oficial a Paris em meados de dezembro, gastou 40 mil euros em compras. Será verdade?

Olena Zelenska esteve em Paris em meados de dezembro para alertar a opinião pública francesa para a necessidade de ajuda militar e humanitária à Ucrânia. A mulher do Presidente ucraniano acabou por ser recebida no Palácio do Eliseu pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Após esta visita, surgiram vários rumores da passagem de Olena Zelenska pela capital francesa, mas destaca-se um que se relaciona com uma alegada ida às compras.

Nas redes sociais, existem vários posts que dão conta de que Olena Zelenska teria gastado 40 mil euros em compras nas principais avenidas de Paris. Em algumas versões, garante-se que a primeira-dama ucraniana teria feito uma “viagem” exclusivamente para esse fim, ao mesmo tempo que o marido e o país “pedem mais dinheiro aos Estados Unidos” e, de forma mais geral, ao Ocidente. Nas publicações, lê-se ainda que terão sido as empregadas da loja (ou de uma das lojas) a avançar a informação do montante gasto pela mulher de Zelensky.

O timing da viagem, que ocorreu cerca de uma semana e meia antes do Natal, também está a ser utilizado como argumento para tentar conceder veracidade à alegada ida às compras. Olena Zelenska teria ido a Paris, alega-se, com o objetivo de comprar umas “prendinhas de última hora para oferecer no Natal”. Partindo deste pressuposto, as publicações relacionam este alegado ato de ostentação com a ajuda que o Ocidente tem concedido a Kiev para fazer frente à invasão russa: “Continuem para lá a mandar dinheiro que é isso mesmo que eles querem.”..

Veja a apuração completa no site Observador