Falso: Pedro Tellechea: Geravam-se filas de veículos nas bombas (de gasolina) sem necessidade

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por José Rivas

No dia 24 de maio, na ExpoFedeindustria 2024, Pedro Tellechea, Ministro do Petróleo e presidente da Petróleos de Venezuela (Pdvsa), afirmou: “ Geravam-se filas de veículos nas bombas (de gasolina) sem necessidade ”.

O responsável da administração Nicolás Maduro acrescentou que estão a produzir combustível suficiente para a procura do país , que não há situação de risco e que são os “ influenciadores ” que geram a desinformação e as crises em torno dos combustíveis.

A Venezuela, depois de anos de corrupção no sector petrolífero e de sanções à indústria , sofreu sérios problemas para satisfazer a procura interna de gasolina. Em algumas regiões do país, os habitantes chegaram a ficar um mês sem conseguir se abastecer de combustível.

Embora em 2024 a PDVSA tenha conseguido a recuperação de várias usinas, tenham sido documentadas ligeiras melhorias na produção de hidrocarbonetos e redução na escassez de combustível, persistem falhas no despacho e distribuição. Segundo fontes documentais internacionais, a melhoria deve-se em parte à importação de combustível, pelo que qualquer atraso na chegada dos navios provoca escassez e filas.

Perante estes dados, a equipa Cotejo.info e o Observatório Venezuelano de Fake News (OVFN) afirmaram que é mentira que se tenham gerado filas de veículos nas bombas (de gasolina) sem necessidade…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪