Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que o Brasil tenha importado arroz contaminado do Paquistão. Desinformação circula desde 2017 em vários países e voltou após anúncio de que o governo brasileiro vai importar arroz por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.
A imagem de um pacote de arroz da marca Dana é compartilhada com o seguinte texto sobreposto: “Um funcionário da alfândega informou que chegou um carregamento de arroz que não passou pelos padrões de saúde porque traz um vírus/bactéria que só é visto no PAQUISTÃO. O arroz é de lá e eles ‘conseguiram’ com o governo petista liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama ‘DANA’ e a embalagem é azul e informa ser produzido no PAQUISTÃO. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuido em supermercados venda. Compartilhe essa informação junto a seus familiares e amigos. Não comprem ele vai estar com um preço convidativo”
Desinformação circula, ao menos, desde 2017. O mesmo conteúdo foi desmentido pelo UOL Confere em março de 2023, antes mesmo do contexto das enchentes no Rio Grande do Sul (aqui). A desinformação circula na internet desde 2017, e foi desmentida no ano seguinte pela Folha de S. Paulo no Brasil (aqui). O conteúdo também já foi verificado por agências de checagens ou órgãos de governos de outros países, como Colômbia (aqui), El Salvador (aqui) e Espanha (aqui).
Leilão foi suspenso. O leilão para importar de arroz diante das enchente no RS, que estava previsto para o dia 21 de maio, foi suspenso (aqui). Outra data ainda não foi divulgada. Sendo assim, nenhuma unidade de arroz importado por causa das enchentes no RS foi adquirida pelo governo por enquanto. O estado é o principal produtor do grão no Brasil.
Em resposta ao UOL Confere, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que a quantidade de arroz importada do Paquistão representa apenas 0,02% da quantidade adquirida no exterior no ano passado. E reafirma que a desinformação já foi desmentida várias vezes pelo próprio ministério, inclusive ano passado (aqui).
Em 2023, o Brasil importou 1,03 milhão de tonelada de arroz de 13 países, totalizando US$ 525 milhões. Do Paquistão, foram importadas somente 261 toneladas, totalizando US$ 456 milMinistério da Agricultura e Pecuária..
Veja a apuração completa no site UOL Confere