Falso: É enganoso afirmar que CO2 não tem relação com aquecimento global; entenda

Apurado pelo site UOL Confere

Declaração de político romeno no Parlamento Europeu engana ao afirmar que a baixa porcentagem de dióxido de carbono na atmosfera seria prova de que a emissão do gás pelas atividades humanas não tem relação com o aquecimento global. O raciocínio não tem respaldo na ciência. De fato, o gás representa 0,042% da atmosfera, segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration. No entanto, a agência norte-americana e especialistas consultados apontaram que seu efeito em meio aos demais componentes e o aumento da emissão por atividades humanas ao longo das últimas décadas fazem do gás um dos principais vilões do agravamento do efeito estufa. A concentração atmosférica de CO2 aumentou cerca de 40% ao longo da era industrial.

Conteúdo investigado: Postagem mostra recorte de fala do parlamentar romeno Cristian Terheş, do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus, em que ele afirma que o gás carbônico representa apenas 0,041% da atmosfera e levanta dúvida sobre o impacto da emissão de CO2 nas mudanças climáticas. Ao compartilhar o vídeo, o autor do post afirma que “o brabíssimo Cristian Terhes expôs toda a fraude das mudanças climáticas e os objetivos da elite que controla o mundo, em um discurso acalorado ao Parlamento Europeu”.

Onde foi publicado: X.

Conclusão do Comprova: É enganoso que a concentração de 0,042% de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera não seja um problema para o aquecimento global. O número é o dado mais recente da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), e apresenta um milésimo de diferença em relação ao dado que o parlamentar cita em vídeo viral (0,041%). O que importa não é o nível de concentração total, mas sim o efeito. Segundo a NOAA e especialistas consultados pelo Comprova, a alta emissão deste tipo de gás pelo ser humano nas últimas décadas faz com que ele seja um dos principais vilões do aquecimento global e das consequentes mudanças climáticas.

O vídeo verificado pelo Comprova traz recorte de três minutos de discurso do parlamentar romeno Cristian Terheş durante debate, realizado em abril de 2023, no Parlamento Europeu, sobre relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado na época. Em seu discurso, Terheş alega que o gás carbônico representa apenas 0,041% da atmosfera e que “apesar desta pequena porcentagem, há décadas são realizadas campanhas para fazerem as pessoas acreditarem que o CO2 produzido pelo homem é a causa das mudanças climáticas”.

Para o Comprova, enganoso é todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano…

Veja a apuração completa no site UOL Confere