Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo em que um homem diz que a esquerda “construiu um Brasil dividido” tem sido compartilhado como se mostrasse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o que é falso. Quem aparece na gravação é o ex-juiz do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) Everardo Ribeiro. Ele é filiado ao PMN, concorreu ao Senado pelo Distrito Federal em 2018 e não mora no Rio Grande do Sul.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (3).
Um vídeo em que o ex-juiz Everardo Ribeiro (PMN-DF), candidato ao Senado pelo Distrito Federal derrotado em 2018, afirma que a esquerda dividiu o Brasil tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
A gravação original foi publicada no perfil do TikTok de Ribeiro no dia 14 de maio. Nela, é possível perceber diferenças físicas entre ele e o prefeito da capital gaúcha (veja comparação abaixo). Melo, como pode ser verificado em vídeos e fotos em seu Instagram oficial, é mais grisalho do que o autor do vídeo. Também tem olhos em formato diferente dos olhos do ex-juiz…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos