Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
As eleições mexicanas de 2 de junho de 2024 que designaram Claudia Sheinbaum (Morena) como a nova presidente eleita foram alvo de conteúdos desinformantes nas redes sociais. Uma revisão da desinformação verificada pelo Factchequeado.
As eleições mexicanas de 2 de junho de 2024 que designaram Claudia Sheinbaum (Morena) como a nova presidente eleita foram alvo de conteúdos desinformantes nas redes sociais.
Parte da desinformação que circulou inclui áudios falsos atribuídos aos candidatos e vídeos retirados de contexto que sugerem fraude eleitoral.
Também circularam conteúdos desinformativos sobre os ex-candidatos à presidência do México. Uma revisão da desinformação verificada pelo Factchequeado.
As eleições mexicanas de 2 de junho de 2024, que decidiram quem ocupará 20.708 cargos públicos , incluindo a presidente eleita Claudia Sheinbaum (Morena), foram alvo de desinformação.
Apresentamos aqui um resumo de 4 desinformações negadas pelo elDetector da Univision , mídia aliada do Factchequeado , que circulou nas redes sociais. Estes incluem desinformação sobre os candidatos à presidência do México. Na Factchequeado explicamos nesta nota os perfis dos candidatos presidenciais do México.
Circula nas redes sociais um áudio em que Mario Delgado, presidente nacional do partido político Movimento de Regeneração Nacional (Morena), supostamente fala sobre uma proposta do partido do presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) para suprimir a propriedade privada e convertê-la em uma “concessão” que pode ser revogada pelo governo. Mas é falso, no elDetector encontraram o áudio original e confirmaram que não era Delgado…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷