Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo em que um jornalista fala sobre as vítimas deixadas por um ataque russo à Ucrânia e atrás dele são vistos alguns cadáveres cobertos. O conteúdo, na verdade, trata-se de um protesto de ambientalistas ocorrido em Viena, na Áustria, em 2022. O vídeo foi editado com gráficos e voz diferenciada.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um jornalista fala sobre as vítimas deixadas por um ataque russo à Ucrânia e atrás dele são vistos alguns cadáveres cobertos.
O conteúdo, na verdade, trata de um protesto de ambientalistas ocorrido em Viena, na Áustria, em 2022.
O vídeo foi editado com gráficos e uma voz diferente.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um jornalista fala sobre as vítimas deixadas por um ataque russo à Ucrânia e atrás dele são vistos alguns cadáveres cobertos. O vídeo vem acompanhado do seguinte texto: “Quando você está ‘morto’ mas o vento prega peças em você #presslie.”
A declaração do usuário visa indicar que o conteúdo que circula é falso e isso é verdadeiro. O vídeo – que teve mais de 5,6 milhões de visualizações no X – não é sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, mas corresponde a uma manifestação de ativistas ambientais ocorrida em Viena, na Áustria, em 2022. O vídeo foi editado com gráficos e um formato diferente voz.
A desinformação também foi verificada e negada em 2022 pelo site de verificação espanhol Newtral e por um meio de comunicação jordaniano (Roya News )…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷