Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Por diversas redes sociais, circula uma captura de tela de um vídeo com o texto: “última hora. A desastrosa reforma previdenciária é aposentar 13.000 guerrilheiros das FARC ELN” (sic). Além disso, acrescenta “este é o desejo de uma reforma previdenciária”.
Essa captura é encontrada em grupos antipetristas no Facebook, como No+Petro , com 6.700 seguidores, e Risaralda No es Comunista , com quase 4.000 seguidores e onde já detectamos desinformação ( 1 , 2 ). Circula separadamente no TikTok , onde tem 15 mil visualizações, e no Kwai ( 1 , 2 , 3 ).
Na Colombiacheck verificamos esta imagem e concluímos que é falsa. A reforma previdenciária proposta pelo governo de Gustavo Petro e atualmente tramitando no Congresso não contempla a pensão de guerrilheiros de grupos armados ilegais, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) ou dissidentes das extintas FARC.
Os aliados de La Silla Vacía também determinaram que esta captura de tela era falsa em seu cheque “ A reforma previdenciária não visa ‘aposentar 13 mil guerrilheiros ‘”
Do Colombiacheck negamos outras informações erradas ligadas à reforma previdenciária ( 1 , 2 , 3 ) e expusemos, em um explicador , como foi movida uma narrativa infundada sobre a intenção do governo Petro de expropriar e roubar pensões com a iniciativa…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴