Falso: A manchete do Guardian afirma que Gaza um dia sediará a ‘maior parada do orgulho do mundo’?

Apurado pelo site Snopes

Em 3 de junho de 2024, uma suposta captura de tela de um artigo do Guardian com a manchete “Diversidade e inclusão estão no coração de todos os palestinos. Gaza um dia sediará a maior parada do Orgulho do mundo” se tornou viral sob o pretexto de ter sido escrito pelo Guardian colunista Owen Jones .

(Usuário X @GBullstein)

A captura de tela , com data de 2 de junho de 2024, é falsa e parece ser de natureza satírica.

Primeiro, não encontramos nenhuma evidência de tal artigo no perfil de Jones no Guardian . Em 3 de junho de 2024, ele havia escrito apenas um artigo sobre a política britânica em junho de 2024, com a manchete “A Bohemian Bristol Central pode ser a única cadeira que o Partido Trabalhista perde na noite das eleições. Aqui está o porquê.” Em segundo lugar, o canto superior esquerdo da captura de tela mostra seis categorias para a seção de opinião: Colunistas, Gênero, Cartoons, Raça, Cartas e Política. As categorias reais no site do The Guardian são: visão do The Guardian, colunistas, cartas, vídeos de opinião e desenhos animados.

(Captura de tela via The Guardian)

Esta não é a primeira vez que desmascaramos manchetes falsas relativas a Jones. Em outubro de 2023, uma captura de tela falsa de um artigo do Guardian afirmava que Jones escreveu: “Sem a opressão israelense, Gaza pode se tornar uma Meca LGBTQIA2S+.” O próprio Jones negou ter escrito tal artigo…

Veja a apuração completa no site Snopes