Apurado pelo site Fato ou Fake
Governo do estado alertou que são necessárias ‘providências para preservar vidas.
Circula nas redes sociais a informação de que a Usina Hidrelétrica Bugres, na Barragem Salto, localizada na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, estaria em “nível de emergência”, voltando a apresentar “risco de ruptura iminente”, em alerta feito pelo governo do Rio Grande do Sul. Essa informação é #FATO.
O governo do estado fez esse aviso nesta quarta-feira, alertando sobre a necessidade de “providências para preservar vidas”. Além desse aviso, há também outros quatro para “níveis de alerta” em outras quatro barragens, das usinas hidrelétricas 14 de Julho (em Cotiporã e Bento Gonçalves) e Dona Francisca (em Nova Palma) e das chamadas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de Salto Forqueta (em São José do Herval/Putinga) e Salto do Guassupi (em São Martinho da Serra).
O “nível de alerta” ocorre “quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”. Além desse, também há o “nível de atenção”, “quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”, segundo o governo gaúcho.
No momento, a UHE Canastra (em Canela, na Serra Gaúcha) e as PCH’s Furnas do Segredo (em Jaguari), Quebra Dentes (Quevedos), Cachoeira Cinco Veados (São Martinho da Serra) e Rincão de São Miguel (também em Quevedos) estão sob “nível de atenção”…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake