Falso: É #FAKE que governo brasileiro importe arroz da China

Apurado pelo site Fato ou Fake

Ministério da Agricultura e Associação da Indústria do Arroz desmentem as alegações falsas. Empresa chinesa usada em mensagem falsa explica que produto mostrado em vídeo é uma mistura de farinha de arroz e outras farinhas de cereais.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma máquina de arroz, acompanhado de legenda que afirma que o governo brasileiro vai importar arroz que não é plantado, mas fabricado na China. É #FAKE.

— Foto: g1

A legenda do vídeo diz: “Veja só: Aí está a fábrica de arroz que o ‘Nove Dedos’ quer empurrar, goela abaixo, no povo brasileiro… Viu? O tal arroz não é plantado, é fabricado na China. Será que este arroz virá com uma nova cepa, para matar mais gente? Fique ligado…”.

A fake news circula por ocasião da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil.

A legenda que o acompanha o vídeo é completamente falsa, alertam o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Associação Brasileira das Industrias de Arroz (Abiarroz). E o vídeo é antigo: de 2021…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake