Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que as comportas da barragem da usina Castro Alves, no Rio Grande do Sul, foram abertas e que isso agravou as enchentes que atingem o estado desde o início do mês. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um vídeo gravado em setembro de 2023 na PCH Linha Emília que mostra a água passando por cima da estrutura devido à alta vazão. A barragem da usina sequer tem comportas capazes de regular o fluxo do rio.
As imagens com o contexto enganoso acumulavam ao menos 1.500 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (24).
Posts nas redes têm compartilhado um vídeo antigo como uma suposta prova de que as comportas de barragens do Rio Grande do Sul teriam sido abertas e que isso teria agravado as enchentes que mataram ao menos 163 pessoas no estado.
A gravação, feita em setembro de 2023, mostra o momento em que o volume do rio subiu a ponto de passar por cima da barragem da PCH Linha Emília, localizada em Dois Lageados (RS)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos