Falso: É falso que enchentes na Serra Gaúcha foram causadas por abertura de comportas em barragem

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que inundações em cidades da Serra Gaúcha ocorreram após as comportas de uma barragem em Canela (RS) terem sido abertas, como alegam publicações enganosas. Um vídeo que circula nas redes para disseminar a informação falsa mostra, na verdade, a barragem de Canastra, também conhecida como barragem de Bugres, cheia de sujeira e lama acumuladas após as chuvas, segundo a empresa responsável. A estrutura não tem comportas ou mecanismos de abertura capazes de causar inundações, apenas uma válvula de fundo que, mesmo totalmente aberta, não teria vazão suficiente para inundar as cidades.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (27). As peças enganosas circulam também no Telegram.

Um vídeo que mostra um grande volume de sujeira e lama dentro do reservatório da barragem de Canastra, também conhecida como barragem de Bugres, tem sido difundido por publicações que enganam ao afirmar que inundações na Serra Gaúcha foram causadas pela abertura de comportas no local.

A CEEE Geração, empresa concessionária que pertence à CSN Energia, informou ao Aos Fatos que a estrutura não possui comportas, apenas uma válvula de fundo, cuja vazão é insuficiente para provocar enchentes, mesmo quando a válvula está totalmente aberta…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos