Falso: Foto falsa gerada por IA não mostra corpos boiando em Canoas

Apurado pelo site Aos Fatos

Uma imagem gerada por inteligência artificial tem sido compartilhada nas redes como se fosse verdadeira e retratasse supostos corpos boiando em Canoas (RS). Há elementos presentes na imagem, como prédios tortos, janelas em formatos irregulares e corpos em formatos anatômicos incompatíveis com seres humanos, que mostram que o registro não é real. A conclusão é corroborada por especialistas do Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp, em análise feita a pedido do Aos Fatos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e Facebook, respectivamente, até a tarde desta segunda-feira (27). As peças enganosas circulam no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Uma imagem criada por inteligência artificial que mostra corpos boiando na água tem sido usada por peças de desinformação para espalhar uma teoria conspiratória de que autoridades públicas e a imprensa estariam escondendo o número real de mortes em razão das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Aos Fatos não encontrou a foto em acervos de agências de notícias nacionais e internacionais, e há elementos apontados por especialistas de que o registro foi criado artificialmente, como:

Elementos. Regiões em vermelho na imagem mostragm prédios embaçados; além de janelas tortas e de formatos irregulares, que são indícios de que a foto foi criada por meio de inteligência artificial..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos