Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Uma publicação sugere que um membro do Governo português falou sobre a ajuda humanitária que o país tinha para entregar ao Brasil e que o Presidente Lula da Silva recusou.
Uma publicação sugere que um membro do Governo português falou sobre a ajuda humanitária que o país tinha para entregar ao Brasil e que o Presidente Lula da Silva recusou.
Nas redes sociais está a circular a informação de que um ministro português denunciou que Portugal tem apoio para oferecer às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul e que o Presidente do Brasil recusou esse apoio. Mas o vídeo que surge na publicação é de André Ventura, quando o presidente do Chega usou as redes sociais para criticar Lula da Silva e o governo brasileiro por alegadamente estarem a bloquear a ajuda humanitária.
É, portanto, falso que um ministro português tenha oferecido ajuda às vítimas e tenha dito que esta está a ser recusada. O que se passou foi que o presidente do Chega, que não é membro do Governo português, acusou o governo brasileiro de estar a “tentar esconder aquilo que se passa” no Rio Grande do Sul e de não permitir que chegue ajuda internacional ao país.
No vídeo publicado nas redes sociais no dia 13 de maio, e cuja imagem é partilhada nesta publicação, André Ventura contou que há material de apoio recolhido em Portugal que estava “pronto a ser entregue” aos brasileiros, na sequência das cheias no Rio Grande do Sul, e que o governo do Brasil estava “a tentar evitar ajuda internacional”. “Temos 120 toneladas de material de apoio pronto a ser entregue para os nossos companheiros brasileiros e a ajuda não sai de Portugal. Está pronta, está disponível, vai-se estragar em grande parte se não for entregue, só que o governo brasileiro não quer que Portugal envie para esconder o que tem sido o seu falhanço“, realçou o presidente do Chega…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹