Texto que circula nas redes sociais diz que ‘nunca antes na história do País presidente interferiu na escolha interna do Exército para os seus comandantes’, o que é falso
Apurado pelo site Estadão Verifica
Circula nas redes sociais um texto que afirma que “nunca antes na história deste País um presidente resolveu interferir na escolha interna do Exército para os seus comandantes”. Trata-se de uma alegação falsa. São vários os exemplos que desmentem essa afirmação, incluindo presidentes da ditadura militar – Médici e Geisel – e do atual período democrático – Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o comandante do Exército, Júlio César de Arruda. Um dos motivos para a demissão, conforme esclarece reportagem do Estadão, é o da contrariedade de Lula em relação à perspectiva de efetivação do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid como chefe do 1.º Batalhão de Ações de Comando do Exército em Goiânia.
O “coronel Cid”, como é conhecido, foi nomeado para esse comando em 2022, quando já adquirira notoriedade para além dos quartéis como ajudante de ordens e “fiel escudeiro” do então presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com reportagem do site Metrópoles, o coronel Cid consta no Supremo Tribunal Federal (STF) como investigado em razão de transações financeiras que supostamente realizava para Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro…