Verificado: O vídeo mostra a polícia resgatando meninas grávidas e bebês da ‘fazenda de bebês’ nigeriana em 2013, e não em 2024, como sugerem postagens nas redes sociais

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um vídeo que circula online mostra a polícia nigeriana invadindo uma “fábrica de bebês” no estado de Imo, mas já tem mais de uma década.

Em Março de 2024, os meios de comunicação locais relataram que a polícia tinha invadido uma “fábrica de bebés” no estado de Abia, no sudoeste do país, e resgatado 16 meninas grávidas.

No entanto, em Abril, um vídeo que supostamente mostra a polícia a resgatar meninas grávidas e bebés de uma “quinta de bebés” noutro estado – Imo – na mesma região começou a circular no Facebook na Nigéria. 

Uma “ fábrica de bebês ” ou “fazenda de bebês” é um local onde gangues criminosas organizadas mantêm mulheres, geralmente adolescentes, e as engravidam por homens. Assim que os bebês nascem, eles são vendidos.

Uma instância do vídeo tinha a legenda : “23 meninas grávidas e 4 bebês foram resgatados em uma ‘fazenda de bebês’ no estado de Umuaka Imo, na Nigéria”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦