Falso: Não, este vídeo não mostra uma marcha ‘contra Pedro Sánchez’ devido à crise diplomática entre Argentina e Espanha: foi gravado em 2023

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula nas redes sociais um vídeo do alegado momento em que cidadãos espanhóis protestam contra o presidente de Espanha, Pedro Sánchez, após a visita de Javier Milei àquele país. No entanto, isso é falso. O vídeo original foi gravado durante uma manifestação em Málaga, em 10 de novembro de 2023.
Circula nas redes sociais um vídeo do alegado momento em que uma multidão de cidadãos espanhóis protesta contra o presidente de Espanha, Pedro Sánchez, após a visita de Javier Milei àquele país. No entanto, isso é falso.

O vídeo original foi gravado durante uma manifestação ocorrida em Málaga no dia 10 de novembro de 2023, quando Sánchez chegou à cidade para se reunir com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

O conteúdo desinformante tornou-se viral no contexto da crise diplomática entre Argentina e Espanha, que eclodiu nos últimos dias após as declarações do Presidente Milei e de autoridades espanholas.

No contexto da crise diplomática entre Argentina e Espanha , circula nas redes sociais um vídeo que mostra um suposto protesto de cidadãos espanhóis contra o seu presidente, Pedro Sánchez, que teria ocorrido após a visita de Javier Milei.

“Milhares de espanhóis saem às ruas para protestar contra o socialista Pedro Sánchez. Você apoia o povo espanhol para acabar com o socialismo?”, afirma um dos posts que a peça divulga. Outro aponta : “Pedro, vá porque o povo não te ama. #PedroVigilaATuEsposa”.

No entanto, isso é falso. O vídeo original não é atual nem está ligado às tensões diplomáticas entre os dois países, mas foi filmado em 10 de novembro de 2023 durante um protesto contra o presidente espanhol na cidade de Málaga…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷