Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A imagem de um helicóptero circula nas redes sociais e afirma-se que pertence ao acidente de avião em que morreu o presidente iraniano, Ebrahim Raisi. Mas isso é falso. O acidente retratado naquela fotografia ocorreu em 2020 a oeste da província de Mazandaran, no Irão, e foi noticiado pelos meios de comunicação locais em abril desse ano.
A imagem de um helicóptero circula nas redes sociais junto com o seguinte texto: “A mídia iraniana confirmou que o helicóptero do presidente Raisi caiu e posteriormente pegou fogo. “Não houve sobreviventes.”
Mas a foto não corresponde ao acidente de 19 de maio em que morreu o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, já que a peça é de 2020.
O acidente retratado naquela fotografia ocorreu a oeste da província de Mazandaran, no Irão, e foi noticiado pelos meios de comunicação locais em abril daquele ano.
Uma imagem que circula nas redes sociais mostra os restos de um helicóptero juntamente com o seguinte texto: “A mídia iraniana confirmou que o helicóptero do presidente Raisi caiu e posteriormente pegou fogo. “Não houve sobreviventes.” As publicações circulam na sequência do acidente em que morreu o presidente do Irão, Ebrahim Raisi. No entanto , é falso que esta foto corresponda a acontecimentos atuais.
A imagem – que se tornou viral no Twitter e no Threads – não corresponde ao acidente de 19 de maio em que morreu o presidente iraniano. Estas são fotos de um acidente ocorrido em abril de 2020 na província iraniana de Mazandaran.
A desinformação também foi verificada e negada por verificadores de factos de Espanha ( Maldita.es ) e da Índia ( NewsMeter )…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷