Falso: É #FAKE que uso de drones civis no RS tenha sido proibido para evitar que população questione governo sobre mortos

Apurado pelo site Fato ou Fake

Zona de Restrição de Voos foi criada pela FAB para garantir que aeronaves envolvidas nas buscas e resgates possam atuar sem risco de colisão com drones recreativos nas áreas afetadas pelas inundações.
Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma motorista, supostamente gaúcha, insinua que a proibição do uso de drones civis em áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul seja uma tentativa de impedir que a população registre imagens de corpos boiando e questione o número de mortos divulgado diariamente pelo poder público. Isso é #FAKE.

— Foto: g1

Na gravação, realizada com o carro em movimento, a mulher diz que o número oficial de óbitos seria pequeno, comparado ao tamanho da área atingida pelas inundações.

“Eles não querem deixar drones dos civis sobrevoarem áreas atingidas. Será que é porque não querem aumentar o numero de mortes? Será que é porque aquelas denuncias feitas de corpos boiando sejam reais? […] Com todo o respeito, 100 mortes? Mais de 50% do nosso estado foi atingido… 100?”, diz a moça…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake