Falso: É #FAKE que vídeo de duas pessoas resgatadas nas enchentes seja no Rio Grande do Sul; registro é antigo e foi gravado na Turquia

Apurado pelo site Fato ou Fake

Imagens que circulam nas redes mostram o resgate de duas pessoas que estão sendo levadas pela correnteza como se fossem vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul; o vídeo, na verdade, foi gravado em março de 2023 e registra o salvamento de uma mãe e uma filha em uma enchente na Turquia.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em meio a uma forte correnteza, acompanhado de legendas segundo as quais duas crianças estariam sendo salvas no Rio Grande do Sul.É #FAKE.

— Foto: g1

Através de uma busca reversa pela origem da imagem, o vídeo foi encontrado no site de notícias turco MyNet.

Segundo a reportagem publicada em de março de 2023, o registro foi feito na cidade de Sanlıurfa, no sudeste da Turquia, que foi atingida por enchentes na época. O jornal O Globo chegou a noticiar a tragédia que, no total, deixou 20 mortos, segundo a BBC News.

Publicações ligando o vídeo às cheias do Rio Grande do Sul foram encontradas pelo g1 no Youtube, no Instagram e no Facebook…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake