Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul usou jet-skis durante a gravação de uma reportagem do Jornal Nacional depois de proibir o emprego desse tipo de veículo no resgate às vítimas das enchentes. Registros anteriores à reportagem do JN mostram que a corporação sempre permitiu o uso de motos aquáticas nas operações. Os posts enganosos utilizam uma peça de desinformação já desmentida pelo Aos Fatos e que se baseia em um caso isolado.
As peças de desinformação acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (16). Os posts enganosos circulam também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
São enganosas as publicações que afirmam que os bombeiros liberaram jet-skis para levar o apresentador William Bonner para observar a área alagada no Rio Grande do Sul – depois de terem proibido o uso dos veículos em resgates. De acordo com as publicações, a corporação teria ido contra sua própria orientação de não autorizar o uso desses veículos aquáticos. Isso, no entanto, é mentira…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos