Falso: Vídeo editado de Paulo Pimenta é tirado de contexto para sugerir que purificadores doados pelo governo federal são ineficientes

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que Paulo Pimenta (PT), ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada pelos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul, como afirmam publicações nas redes. Os posts, que jogam dúvida sobre a eficácia dos equipamentos, usam uma gravação editada: no registro completo, é possível ver Pimenta tomando a água.

O vídeo editado com a alegação enganosa acumulava ao menos mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram nesta sexta-feira (17). A peça de desinformação circula também no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes distorcem um vídeo divulgado pelo ministro Paulo Pimenta para sugerir que ele não teria tomado a água dos purificadores enviados pelo governo ao Rio Grande do Sul porque os equipamentos seriam ineficientes. A gravação usada pelas peças de desinformação, no entanto, é editada, e outros registros do mesmo momento provam que o ministro bebeu, sim, a água filtrada.

Em vídeos feitos pela imprensa (veja abaixo) do evento, ocorrido em Porto Alegre no dia 8 de maio, é possível ver que tanto Pimenta — que à época era ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) — quanto os outros políticos presentes, como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), beberam a água dos purificadores…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos