Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dizendo que está “pouco se lixando” para uma criança com deficiência. O registro manipulado que circula nas redes insere um áudio em que o político diz estar “se lixando para a reeleição” no vídeo de um encontro com apoiadores ocorrido neste ano em Mato Grosso. Na gravação original, é possível ouvir que Bolsonaro manda um abraço para a criança.
O vídeo editado acumulava ao menos 30 mil curtidas no Instagram e milhares de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) nesta segunda-feira (20).
Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse real um vídeo manipulado que mostra Bolsonaro se negando a mandar um abraço para uma criança com deficiência. No áudio inserido pelos posts desinformativos, o ex-presidente parece dizer que está “pouco se lixando” para o apoiador. Na gravação original, no entanto, é possível ouvir o presidente cumprimentando a criança.
O vídeo (veja abaixo) foi gravado durante uma visita do ex-presidente a cidades mato-grossenses em abril deste ano e publicado pelo vereador de Tangará da Serra (MT) Horácio Pereira (Republicanos). Nele, é possível ouvir que Bolsonaro, antes de entrar no carro, diz: “Ronei, de Tangará, um abração”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos