Verificado: As tarifas são um ‘imposto direto e regressivo para os americanos’ e as novas tarifas do presidente Joe Biden sobre produtos chineses ‘atingirão todas as famílias’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente Joe Biden disse recentemente que os Estados Unidos aumentariam drasticamente as tarifas sobre alguns produtos chineses, incluindo veículos elétricos, semicondutores e painéis solares. A Casa Branca disse que a medida – que ecoa parte da agenda de guerra comercial do antecessor de Biden, o ex-presidente Donald Trump – visa proteger a competitividade das indústrias americanas no crescente setor de energia limpa e coibir práticas comerciais injustas por parte da China. Em uma postagem de 14 de maio , Biden disse que havia “imposto uma série de tarifas sobre produtos fabricados na China: 25% sobre aço e alumínio, 50% sobre semicondutores, 100% sobre EVs (veículos elétricos) e 50% sobre painéis solares. A China está determinada a dominar estas indústrias. Estou determinado a garantir que a América seja líder mundial nelas.” E, em declarações na Casa Branca naquele dia, ele chamou as tarifas de “estratégicas e direcionadas”. Mas nem todos aprovaram. 

O governador democrata Jared Polis, do Colorado, classificou a decisão como “notícias horríveis para os consumidores americanos” e um “grande revés para a energia limpa”.

“As tarifas são um imposto direto e regressivo para os americanos, e esse aumento de impostos atingirá todas as famílias”, escreveu Polis ao compartilhar novamente a postagem de Biden.

A Polis está certa?..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸