Falso: Nicolás Posse, perante o Senado: ‘Metade do orçamento nacional hoje se destina a servir os setores mais vulneráveis ​​e a cuidar de todo o sistema previdenciário’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

As despesas ligadas às funções de Promoção e Assistência Social (relacionadas com a assistência aos setores vulneráveis) e da Segurança Social (que envolve o sistema de pensões) representaram 53,9% do total das despesas no primeiro trimestre de 2024.  No entanto, este não é um fenômeno novo.
As despesas ligadas às funções de Promoção e Assistência Social (relacionadas com a assistência aos setores vulneráveis) e da Segurança Social (que envolve o sistema de pensões) representaram 53,9% do total das despesas no primeiro trimestre de 2024.

Contudo, este não é um fenómeno novo: o nível de despesas associadas a estas 2 funções mantém-se acima dos 50% pelo menos nos últimos 6 anos analisados ​​pelo Chequeado .

Além disso, as despesas deste ano caíram 26,6% em termos reais em relação ao mesmo período de 2023.

No dia 15 de maio, o Chefe da Casa Civil, Nicolás Posse , fez sua primeira apresentação pública no Senado da Nação desde que assumiu o cargo em 10 de dezembro, em meio à discussão sobre a Lei de Bases e o pacote fiscal.  

“Metade do orçamento nacional hoje destina-se a servir os sectores mais vulneráveis ​​e a cuidar de todo o sistema de pensões”, afirmou o Chefe da Casa Civil no seu discurso. Isto é enganoso . 

As despesas ligadas às funções de Promoção e Assistência Social (relacionadas com a assistência aos setores vulneráveis) e à Segurança Social (que envolve o sistema de pensões) representaram 53,9% do total das despesas no primeiro trimestre de 2024 …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷