Verificado: Montagem traz acusações falsas sobre doações destruídas no RS

Apurado pelo site UOL Confere

Uma montagem com cinco vídeos nas redes sociais traz informações falsas sobre a situação de apoio aos desabrigados das enchentes do Rio Grande do Sul.

Nas postagens, há pelo menos um vídeo antigo sobre uma suposta destruição de roupas, além de outras informações já desmentidas por autoridades e uma empresa dona de um caminhão.

O post traz um vídeo com diversas situações. Na primeira filmagem, aparece uma retroescavadeira que supostamente estaria destruindo doações em um galpão. A autora diz: “Pessoal, vocês que doaram aqui para Encantado, ó. (…) Agora tão com a patrola, destruindo tudo que vocês mandaram pro pessoal. Ó o que eles estão fazendo com as doações, tão vendo, pessoal?”

O segundo vídeo acusa o poder público de obstruir a circulação de barcos, carregados em veículos terrestres, para salvamentos. Diz o autor: “Aqui os barcos, tudo parado, o pessoal querendo entrar, não pode entrar porque tem que fazer um? Só falta eles pedirem carteira aqui, né, cara. (…) Gente lá, morrendo lá dentro, e o Exército ali levantando corda, e proibindo as pessoas de entrarem.”

O terceiro conteúdo mostra alimentos em um galpão, com o locutor alegando que estão estragando.

O quarto vídeo traz acusações de burocracia nas doações em Novo Hamburgo (RS). “Tava tudo acontecendo certinho. Agora a prefeitura entrou no esquema, começou a complicar. (…) A Fenac [espaço de eventos na cidade] está lotada de coisa parada aqui e a prefeitura agora está proibindo de fazer doações para outros lugares”, diz a autora…

Veja a apuração completa no site UOL Confere