Apurado pelo site Fato ou Fake
Em outro caso, empresa negou que tenha tido caminhão impedido de enviar doações.
Circulam nas redes sociais vídeos que mostrariam a perda de alimentos doados para as vítimas dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. Outro registro mostra um caminhão que teria sido barrado em uma rodovia quando levava mantimentos para a região.
Ambos os vídeos, no entanto, são #FAKE.
No primeiro registro, é possível ver um trator circulando dentro de uma quadra poliesportiva repleta de produtos doados para a cidade de Encantado, na região Centro-Leste do Rio Grande do Sul. Embora o vídeo seja de fato da cidade e trata-se de doações, o registro é, na verdade, do ano passado, quando o município também foi atingido por chuvas.
O prefeito da cidade, Jonas Calvi (PSDB), gravou um vídeo, na ocasião, dentro do ginásio para negar que estivesse ocorrendo descarte de doações.
Em registro publicado nas redes sociais da prefeitura, ele mostra que o local era o centro de recebimento de doações, o que explicaria a quantidade de itens e a aparente desordem, uma vez que os itens ainda iam passar por uma triagem para serem entregues a quem necessitava…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake