Falso: Ibama não apreendeu máquinas usadas na reconstrução de estradas no RS

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o Ibama tenha apreendido retroescavadeiras que atuavam na limpeza de estradas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, como alega um áudio que circula nas redes. A autarquia afirmou, em nota, que a fiscalização de rodovias não é uma de suas atribuições e que seus servidores têm atuado no resgate de pessoas e animais atingidos pelas enchentes.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta sexta-feira (10). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Em áudio que circula nas redes, um homem não identificado mente ao afirmar que equipes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) teriam barrado voluntários que usavam retroescavadeiras para limpar um trecho da rodovia entre Muçum (RS) e Vespasiano (RS). Em nota, a autarquia afirmou que a fiscalização de estradas não está entre suas competências e que no momento tem centrado seus esforços no resgate das vítimas das enchentes.

“Além de ilegítima, a afirmação não trata das atribuições do Instituto. ‘Não é competência do Ibama impedir a circulação de veículos, ainda mais num momento de tanta gravidade para o estado’, afirma a nota, que traz uma declaração da superintendente do Ibama-RS, Diara Maria Sartori…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos