Falso: Enchentes no RS não foram causadas pela abertura de comportas de barragens no rio Taquari

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que as atuais enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas pela abertura simultânea das comportas de três barragens do rio Taquari. As peças de desinformação compartilham um vídeo de 2023 em que o apresentador Alexandre Garcia cita uma teoria conspiratória como a suposta explicação para as inundações que também ocorreram no estado no ano passado. Nas duas ocasiões, as enchentes foram causadas por uma combinação de fenômenos climáticos e pelo agravamento do aquecimento global.

As publicações enganosas acumulavam 1.200 compartilhamentos no Facebook neste domingo (12) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes têm reciclado uma peça de desinformação antiga para alegar que as atuais enchentes no Rio Grande do Sul foram causadas pela abertura simultânea das comportas de três represas. No vídeo disseminado pelos posts enganosos, o apresentador Alexandre Garcia cita uma teoria conspiratória já desmentida pelo Aos Fatos no ano passado.

Há três hidrelétricas na região do Vale do Taquari — Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho. Nenhuma delas tem estruturas capazes de controlar o fluxo de água, e não é possível que as inundações tenham ocorrido por conta da abertura de comportas das barragens…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos