Verificado: De Niro filmado a criticar pró-palestinianos?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Ator foi filmado a gritar com um grupo de pessoas na rua, mas afinal era um momento das gravações da nova série da Netflix em que vai participar.
Ator foi filmado a gritar com um grupo de pessoas na rua, mas afinal era um momento das gravações da nova série da Netflix em que vai participar.

O ator Robert De Niro está a surgir associado a um suposto protesto contra manifestantes pró-Palestina. Numa publicação que está a circular nas redes sociais e que o Facebook sinalizou como suspeita, é possível ver um vídeo onde se ouve De Niro falar, dirigindo-se a alguém, mas não se vê a quem nem é possível enquadrar o seu discurso.

“Isto não é um filme. Isto é real. Agora, têm de ouvir, têm de trabalhar, têm de fazer o vosso trabalho. Ofereçam as vossas orações e apoio, isso é ótimo. Mas fiquem atrás da barricada. Se estão a dizer coisas sem sentido, então têm de ir para casa”, ouve-se da voz do próprio ator no vídeo que acompanha a maioria das publicações sobre o assunto. A dada altura, Robert De Niro diz que “eles vão fazê-lo de novo e vocês não querem isso” e entre parênteses aparece uma referência ao “7 de outubro”. É a data do ataque do Hamas a Israel, em 2023, mas nem o dia ou o acontecimento são referidos pelo ator americano no vídeo que é partilhado.

A publicação está a circular como um apoio a Israel e os gritos do ator na rua são enquadrados como uma reação a manifestantes pró-Palestina — nas últimas semanas registaram-se protestos pró-Palestina e contra a guerra em Gaza em várias universidades norte-americanas. “O ator premiado com um Oscar juntou a sua voz ao movimento pró-Israel quando confrontou o que pareceu ser um grupo de pró-palestenianos no set da nova série “Zero Day” que estava a ser gravada em Manhattan”, consta no descritivo de uma das muitas publicações que usam as mesmas imagens…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹