Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula no TikTok e no Facebook uma imagem intitulada “ Fato M19 para quem NÃO LÊ ” (sic) , que supostamente responde à pergunta “ Quantos massacres o M-19 cometeu” com o seguinte texto: “78 vítimas de minas antipessoal, 33 massacres em dez anos, 30 das 74 aldeias foram abandonadas na sua totalidade e mais de 20 parcialmente, quase 5.000 ataques a infra-estruturas, assassinatos selectivos de líderes cívicos, 156 desaparecimentos forçados, mais de 19.954 pessoas deslocadas, violência sexual… ”
A publicação TikTok do usuário Rafael Uribe (@rafaeluribev) recebeu 11,6 mil visualizações, 510 curtidas e foi compartilhada 225 vezes.
Na Colombiacheck verificamos os dados da imagem e concluímos que se trata de um parágrafo descontextualizado com números de crimes atribuídos sem motivo à extinta guerrilha M-19. Um erro que aparece no próprio mecanismo de busca do Google.
Como visto abaixo, pesquisar no Google pela frase “ massacres do M-19 ” oferece uma guia na caixa interativa “ Mais perguntas ” intitulada “ Quantos massacres o M-19 cometeu?” ”. Essa pergunta pode ser vista na imagem citada, assim como na seta para cima no lado direito da aba e no parágrafo que aparece abaixo, terminando em três reticências após a expressão “ violência sexual ”.
No entanto, o link de onde surge o parágrafo citado não fala dos massacres cometidos pelo M-19, mas sim um compêndio de diversos artigos publicados pelo Centro Nacional de Memória Histórica (CNMH) que abordam a questão dos massacres. O parágrafo citado pelo Google e captado na imagem que circula nas redes é na verdade o resumo do artigo “ Quatro massacres que San Carlos não esquece ”, publicado em 2015…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴