Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo que mostra um rebanho de bois sendo arrastado por uma enchente foi gravado no México, em julho de 2020, e não tem relação com o desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul. O conteúdo tem sido compartilhado nas redes fora de contexto, como se fosse atual e tivesse relação com as enchentes no estado brasileiro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 1.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (6).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo antigo que mostra animais sendo levados por uma enchente no México como se fosse um registro das chuvas que atingem atualmente o Rio Grande do Sul. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a filmagem foi feita em julho de 2020 no estado mexicano de Nayarit, quando fortes chuvas causadas pelo furacão Hanna fizeram com que um rio local transbordasse.
De acordo com uma página local, as imagens foram gravadas perto do município de Zacualpan. Na versão estendida do vídeo, é possível perceber que um dos homens fala espanhol. Posteriormente, foi noticiado que os animais conseguiram se salvar (veja abaixo):..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos