Verificado: COMUNICADO DE IMPRENSA: Prémios Africanos de Verificação de Factos 2024 agora abertos para inscrições

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Agora na sua 11ª edição, os African Fact-Checking Awards são o programa de prémios mais antigo que celebra o jornalismo de verificação de factos nos meios de comunicação social africanos.

As inscrições para os prêmios de 2024 já estão abertas a jornalistas, estudantes de jornalismo e verificadores de fatos profissionais. Em 2023, recebemos 236 inscrições de 24 países africanos. Prevemos ainda mais em 2024. 

“O número crescente de entradas ao longo dos anos, juntamente com a expansão das práticas de verificação de factos em vários países, serve como um indicador significativo do imperativo de defender e promover uma cultura de precisão em todo o continente. À medida que mais entidades se envolvem na verificação de factos, sejam elas organizações independentes, meios de comunicação social ou organismos governamentais, há um esforço colectivo para verificar declarações e reivindicações públicas, promovendo assim uma cultura onde a precisão é valorizada e a desinformação é desafiada. Isto reflecte uma tendência notável no sentido de enfatizar a importância da exactidão e da veracidade na divulgação da informação . ” disse Hlalani Gumpo, chefe de divulgação e impacto da Africa Check.

Ela acrescentou: “Estes prémios celebram os indivíduos em África que se dedicam à tarefa vital de verificação de factos. É a nossa forma de reconhecer e honrar os seus esforços diligentes em prol da transparência, promovendo assim a precisão no discurso público”

James O’Kongo e Mary Kulundu foram os vencedores de 2024 na verificação de fatos do ano por uma categoria verificador de fatos profissional. O’kongo disse: “Desejo dedicar este reconhecimento aos inabaláveis ​​jornalistas e verificadores de factos que estão empenhados em manter o público bem informado e em garantir a responsabilização daqueles que ocupam posições de poder. Especialmente em tempos difíceis, continua a ser essencial que todos nós cumpramos as nossas responsabilidades com integridade e coragem.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦