Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que um prédio desaba após o impacto de um míssil e algumas postagens afirmam que o evento teria ocorrido em 14 de abril de 2024, durante a recente ofensiva do Irã contra Israel. Mas o vídeo não é atual, mas foi gravado em maio de 2021.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que um prédio desaba após o impacto de um míssil. O evento teria ocorrido em 14 de abril de 2024, durante a recente ofensiva do Irã contra Israel, segundo os posts.
No entanto, isso é falso. O vídeo não é atual, mas foi gravado em maio de 2021 no contexto dos ataques entre o Hamas e Israel.
Esta não é a primeira vez que circula desinformação deste tipo no contexto do conflito no Médio Oriente.
Circula nas redes sociais um suposto vídeo que capta o momento em que começa a sair fumaça de um prédio no centro de uma cidade após o impacto de um míssil. As imagens foram divulgadas junto com mensagens como “Vamos! “Ataque aos assentamentos israelenses!” ou “Eles estão atingindo alguns drones”, e teria sido filmado durante o ataque do Irã a Israel na madrugada de 14 de abril, segundo as postagens.
No entanto, isso é falso. O vídeo não é atual nem corresponde ao conflito iraniano-israelense que se agravou nas últimas semanas, mas foi gravado em maio de 2021 no contexto de uma ofensiva do Hamas contra Israel.
A peça acumula mais de mil “Reposts” e mais de 5 mil “Likes” no X , e circula no Instagram e no YouTube . A desinformação também foi desmascarada pelo site de verificação de factos em espanhol Maldita.es …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷