Verificado: Comparação entre marchas da oposição e do governo usa foto enganosa

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Após as manifestações em comemoração ao Dia dos Trabalhadores, às quais o governo de Gustavo Petro se juntou para defender sua agenda de reformas, circula nas redes sociais uma colagem que apresenta, na parte superior, uma fotografia da Praça de Bolívar, em Bogotá, no meio preenchida com o texto “ A favor do Petro ”. Ao fundo, é possível ver a praça lotada de gente com o texto “ Contra o Petro ”, em referência à marcha da oposição, realizada no dia 21 de abril .

O usuário Oscar Ortiz E. (@OscarOrtizE2) obteve 18 mil visualizações e 2 mil curtidas em uma publicação com a imagem, com o texto “ E isso foi só em Bogotá E o resto do país foi um fracasso total. Começa o choro petrista, não encheram a praça e trouxeram o narconminga e os traquetos do Cauca ” (sic). Parte desse texto acompanhava postagens no Facebook , onde também chegava a imagem .

Na Colombiacheck verificamos a origem de cada fotografia e constatamos que a comparação é questionável, pois a imagem utilizada para ilustrar a marcha de 1º de maio não reflete o ponto máximo de concentração na Praça de Bolívar, mas sim um momento anterior em que os manifestantes Eles mal entraram no espaço.

Para começar, corroboramos através de uma pesquisa avançada no Google Lens que a foto da metade inferior corresponde às manifestações da oposição , realizadas no dia 21 de abril.

Da mesma forma, a busca avançada mostrou que a imagem da metade superior é um frame deste vídeo , carregado pela conta da Blu Radio X, meio que cobriu ao vivo as manifestações…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴