Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Osman Rojas Durán
Em 22 de abril de 2024, Karim Khan, Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), desembarcou na Venezuela para se reunir com o Presidente Nicolás Maduro e outros responsáveis do seu governo ( 1 ). Venezuela no âmbito da investigação seguida pelo TPI sobre supostos crimes contra a humanidade ocorridos no país sul-americano.
A propósito destas reuniões, no dia 24 de abril, o meio de comunicação Últimas Noticias publicou um artigo de imprensa intitulado: “Karim Khan põe os olhos nas medidas dos EUA contra a Venezuela ” . A nota foi replicada por outros portais de informação ( 1 , 2 ) sob o título: “ CPI iniciará investigação sobre sanções dos EUA contra a Venezuela ” .
Nestas versões informativas lê-se o seguinte:
“O primeiro a falar foi Karim Khan, que comentou as impressões que lhe deixou a passagem por La Vega e Petare. Ela falou sobre a violência doméstica e disse que os artistas e atletas deveriam levantar a voz para se oporem aos maus tratos às mulheres por parte dos seus parceiros.
E aproveitou esse momento (o da visita a La Vega e Petare), para anunciar uma espécie de início de uma investigação formal sobre o impacto das medidas impostas pelos Estados Unidos à Venezuela…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪