Falso: É falso que a dengue seja consequência do 5G ou da radiação das antenas telefônicas

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um vídeo nas redes sociais afirma que as antenas telefônicas 5G emitem radiação e isso causa sintomas de dengue. Isto é falso. A radiação produzida pelas antenas tem baixíssima energia e não causa doenças virais. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Circula nas redes sociais um vídeo de 11 minutos em que diversas pessoas indicam que as antenas telefônicas 5G emitem radiação e que isso causa sintomas de dengue. Isto é falso. 

A radiação produzida pelas antenas é chamada de Radiação Não Ionizante (NIR), o que significa que possui baixíssima energia. Estes não causam doenças virais. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A mesma desinformação circulou durante a pandemia ligando o 5G à COVID-19, e já foi desmentida por este meio.

Está circulando um vídeo no Facebook , Instagram , ​​potência do 5G e chamam isso de dengue.” Isto é falso. Não há evidências científicas que indiquem que a radiação cause sintomas de dengue. 

Além disso, a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O vídeo também relaciona a radiação e as antenas telefônicas com os sintomas do COVID-19, o mesmo que aconteceu durante a pandemia e já foi verificado diversas vezes por este meio…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷