Falso: É falso que o Papa Francisco tenha dito que ‘os hospitais ouviram orações mais honestas do que as igrejas’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula nas redes sociais um suposto discurso do Papa Francisco que começaria com a frase “os hospitais ouviram orações mais honestas do que as igrejas”. Mas isso é falso. Não há registro público oficial do discurso nos canais oficiais do Sumo Pontífice ou da Santa Sé e as primeiras publicações com o texto viral são anteriores à sua nomeação como Papa.
Uma reflexão atribuída ao Papa Francisco circula nas redes sociais, com um discurso que começa com a frase “os hospitais ouviram orações mais honestas do que as igrejas”. Mas é falso.

Não há registro público oficial do discurso nos canais oficiais do Sumo Pontífice ou da Santa Sé e as primeiras publicações com o texto viral são anteriores à sua nomeação como Papa.

O Vaticano já tinha alertado para este tipo de textos desinformadores que circulam na Internet: “Se as palavras atribuídas ao Papa não aparecem nos meios de comunicação oficiais do Vaticano, especialmente no site oficial da Santa Sé, é muito possível que sejam falso”.

Circulam nas redes sociais diversas publicações que reproduzem um suposto discurso sobre hospitais atribuído ao Papa Francisco. Segundo o texto viral, o Sumo Pontífice teria pronunciado as seguintes palavras: “As paredes dos hospitais ouviram orações mais honestas do que as igrejas… Viram muito mais beijos sinceros do que beijos nos aeroportos…”. Uma segunda parte da reflexão indica: “Hospital, lugar onde o ser humano tira a máscara e se mostra como é em sua verdadeira essência. Essa vida vai passar rápido, não brigue com as pessoas, não critique tanto o seu corpo. Não reclame tanto. Não perca o sono por causa das contas. E conclui: “Respeite-se, respeite os outros; Siga o seu caminho e deixe o caminho escolhido pelas outras pessoas, respeite: não comente, não julgue ou interfira. Ame mais, perdoe mais, abrace mais, viva mais intensamente e deixe o resto nas mãos do Criador.” No entanto, isso é falso. Não há registro oficial da suposta reflexão do Papa Francisco nos canais de comunicação do Vaticano. Além disso, as palavras finais do texto já foram desmentidas pelo Chequeado nesta nota . A desinformação também foi verificada pela mídia Univision em 2023.

O conteúdo chegou ao WhatsApp do Chequeado (+54 9 11 6270 4259) para verificação e circula pelo Facebook ( e aqui ), com 2.500 “curtidas” e 1.200 “compartilhamentos”.

Uma pesquisa no Google usando palavras-chave do texto viral, como “paredes de hospitais ouviram orações mais honestas do que igrejas” e “não perca o sono por causa de contas ”, retorna vários resultados mostrando conteúdo publicado em blogs e em postagens em mídias sociais. No entanto, nenhum deles provém de fontes oficiais da Igreja Católica…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷