Verificado: O enchimento dos reservatórios não dependia do Petro, embora seu governo não tenha atendido a tempo os alertas sobre o El Niño

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Circula nas redes um convite para a marcha de 21 de abril contra as reformas do governo de Gustavo Petro, que começa argumentando que Petro “não deixou encher os reservatórios quando foi avisado a tempo”. Por isso, diz a publicação, agora há “sem água a cada dez dias INDEFINIDAMENTE”.

Além disso, a imagem partilhada traz outras mensagens como “Impostos integrais sobre tudo”, “Sem medicamentos” ou “Sem segurança”. No entanto, estas frases não são verificáveis, mas sim previsões sobre o futuro, opiniões ou declarações demasiado gerais.

Embora nenhuma das publicações que compartilharam a imagem com esse texto tenha se tornado viral por conta própria até 19 de abril, o conteúdo circula em diferentes plataformas e perfis. Por exemplo, no  TikTok  e, sobretudo, tem sido publicado constantemente desde 14 de abril no Facebook ( 1 ,  2 ,  3 ,  4 ,  5  e  6 ).

 

Porém, a mensagem estabelece uma responsabilidade direta do presidente em relação ao nível atual desses corpos d’água. Em contrapartida, especialistas do sector explicaram que a situação actual se deve a factores como o fenómeno El Niño…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴