Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O vídeo viral foi gravado uma semana antes de ocorrer o ataque iraniano contra Israel. Além disso, não mostra a celebração do ataque iraniano por parte dos palestinos, mas sim uma multidão de pessoas rezando durante a última sexta-feira do Ramadã, na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma multidão é vista em torno de uma mesquita, junto com o seguinte texto: “Massivas celebrações de palestinos em Al Aqsa após notícia do ataque com mísseis e drones do Irã”.
Mas isso é falso. O vídeo foi publicado no dia 6 de abril, ou seja, uma semana antes de ocorrer o ataque.
Além disso, não mostra a celebração do ataque iraniano por parte dos palestinos, mas sim uma multidão de pessoas rezando durante a última sexta-feira do Ramadã, na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
Circula nas redes sociais um vídeo onde uma multidão pode ser vista em torno de uma mesquita, acompanhado do seguinte texto: “Massivas celebrações dos palestinos em Al Aqsa após a notícia do ataque de mísseis e drones do Irã”. A gravação circula após o ataque do Irã a Israel em 14 de abril. No entanto, é falso que o vídeo esteja relacionado com acontecimentos atuais.
O vídeo – que circulou no Facebook , Instagram e Threads – não foi gravado em 14 de abril de 2024, após o ataque do Irã a Israel. O conteúdo foi publicado no dia 6 de abril e mostra uma multidão rezando durante a última sexta-feira do Ramadã , na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
A desinformação também foi verificada e negada por verificadores de factos de Espanha ( Newtral e Maldita ) e da Bolívia ( Bolívia Verifica )…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷